Logo

Busque por notícias em:
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011

Notícias

  • TAETEC homenageia Sinhá Moreira

    Entre as comemorações de 60 anos da ETE FMC, o Teatro de Arte da Escola Técnica apresenta a peça “Luzes de Luzia”, em homenagem à fundadora da instituição, Luzia Rennó Moreira.

    Sinhá Moreira foi uma mulher empreendedora que fez muito por nossa cidade. Além da Escola Técnica de Eletrônica, também fundou o Educandário Santa-ritense, ofereceu bolsas de estudos aos seus conterrâneos e construiu o bairro Vista Alegre – fatos presentes no roteiro da peça encenada pelo TAETEC.

    Mais do que tudo isso, “Luzes de Luzia” quer expandir a imagem - muitas vezes fria - que fazemos de Sinhá Moreira como uma mulher de negócios. “Vamos nos debruçar sobre a história de Luzia, tentar entender o que se passa em seu coração e sua mente. Que ela foi uma pessoa maravilhosa para toda cidade e que nos colocou no caminho que hoje estamos, não há dúvidas. Mas qual foi o preço de todos esses feitos? Ela foi feliz? Pode viver o que gostaria?”, indaga João Taero, professor de Teatro e Produtor Cultural da ETE FMC.

    Os trabalhos criativos de “Luzes de Luzia” tiveram início em Nova Iorque, durante um período de intercâmbio realizado por Taero, em parceria com produtores da Broadway.  “O mais difícil era trabalhar a temporalidade. Precisávamos de soluções práticas para condensar toda a vida de Sinhá Moreira em uma hora e meia”. E ressalta: “Embora trabalhemos com fontes históricas oficiais, como o livro de Lilian Fontes, lançamos mão da licença poética para criar a adaptação teatral. O resultado é uma obra de ficção, baseada em fatos reais, narrada pelo viés do amor”. Para contar mais sobre o processo criativo da peça nos Estados Unidos, haverá uma roda de conversa durante o HackTown: “Sinhá Moreira na Broadway - o processo criativo de Luzes de Luzia”.

    O espetáculo - que faz parte do Festival Cidade Criativa Cidade Feliz e conta com o apoio do FabLab Inatel - estará em cartaz nos dias 29, 30 e 31 de agosto, às 19h30, no Auditório Sinhá Moreira, com entrada franca; além de uma sessão especial no feriado de 07 de setembro, no mesmo horário.